Blog vid

Síndrome da Pessoa Rígida: entenda doença rara que causa rigidez nos músculos

síndrome da pessoa rígida

A Síndrome (SPR), também conhecida como espasmo muscular progressivo, é uma condição neurológica rara e crônica que afeta os músculos esqueléticos. A doença acomete uma a cada um milhão de pessoas e, apesar de incomum, tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, os sintomas da doença são rigidez muscular extrema e espasmos dolorosos no tronco e nas extremidades, o que prejudica gravemente a mobilidade. O Instituto também explicou que os espasmos podem ser tão fortes a ponto de fraturar os ossos.

Esta síndrome surge mais frequentemente entre os 30 e os 60 anos, mas já foram registados casos tanto em crianças como em adultos mais velhos. Pode afetar pessoas de ambos os sexos, embora as mulheres apresentem o dobro do risco de desenvolver a síndrome comparativamente aos homens.

Sintomas da Síndrome da Pessoa Rígida

A severidade dos sintomas varia de caso para caso e, em algumas pessoas, a sintomatologia permanece inalterada durante anos. Além disso, os sintomas podem agravar-se lentamente com o tempo, limitando a capacidade de executar atividades da rotina diária.

Os espasmos dolorosos, sintoma muito característico da doença, podem afetar todo o corpo ou apenas uma região, ocorrendo sem causa definida ou sendo desencadeados por situações ou eventos como:

  • Ruído inesperado ou muito intenso
  • Contato físico
  • Alterações de temperatura, como ambientes frios
  • Situações de elevado estresse

Uma vez que os espasmos musculares podem ser imprevisíveis, algumas pessoas com síndrome da pessoa rígida desenvolvem ansiedade e agorafobia (medo extremo de, por exemplo, sair de casa ou ir a locais com muitas pessoas).

Contudo, os sintomas iniciais podem incluir desconforto com dor associada, rigidez (que pode ir aparecendo e desaparecendo, tornando-se gradualmente constante) ou dor, especialmente na região lombar ou nas pernas.

Na maioria dos casos, a primeira zona do corpo a ser afetada pela rigidez é o tronco, e à medida que a síndrome da pessoa rígida progride, desenvolve-se rigidez nos músculos das pernas e neurológica.

Outros possíveis sintomas da síndrome da pessoa rígida incluem:

  • Alterações de postura
  • Dificuldades de mobilidade
  • Estresse e ansiedade
  • Potenciais complicações respiratórias
Causas da doença

Ainda não compreendemos completamente a causa exata da SPR, mas sabemos que uma desregulação do sistema imunológico está envolvida, levando o corpo a atacar erroneamente os próprios tecidos nervosos, o que resulta em danos aos neurônios responsáveis pelo controle muscular. A condição também pode estar associada a certas condições autoimunes, como diabetes tipo 1 e doença da tireoide.

Diagnóstico e Tratamento 

Diagnosticar a SPR é desafiador devido à sua raridade e à variedade de sintomas que podem imitar outras condições neurológicas. Geralmente, os médicos baseiam o diagnóstico na história clínica do paciente, realizam um exame físico detalhado e fazem testes laboratoriais para detectar a presença de anticorpos associados à condição.

Quanto ao tratamento, o objetivo principal é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, já que a condição não tem cura. Isso pode incluir o uso de medicamentos para controlar os espasmos musculares e a rigidez, como benzodiazepínicos e relaxantes musculares. Além disso, os médicos frequentemente recomendam terapia física para manter a flexibilidade muscular e melhorar a mobilidade.

Fique atento

Se você ou alguém que conhece apresenta sintomas como os mencionados acima, ou qualquer outro desconforto de qualquer natureza, é crucial buscar ajuda médica. Não ignore os sinais que seu corpo está enviando. Consultar um profissional de saúde pode fazer toda a diferença no diagnóstico precoce e na gestão eficaz de qualquer tipo de doença.

No Vid, entendemos a importância de um acesso fácil e rápido para cuidados médicos. Com mais de 30 especialidades médicas disponíveis 24 horas por dia através de consultas online, você pode ter acesso à orientações, receitas e todo o auxílio necessário para cuidar da sua saúde. Para mais informações sobre o Vid, acesse o site ou baixe o nosso App.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Para você

Para você

Confira o programa pessoa física, conheça os benefícios do Vid para você.

Para Empresas

Para empresas

Conheça nossa opção corporativa, com benefícios para você aumentar a produtividade do seu negócio.

Títular

Idade entre 18 e 65 anos (data de aniversário)

Morte Natural ou Acidental – R$15.000,00

Dependente

Idade entre 14 e 65 anos (data de aniversário)

Morte Acidental – R$5.000,00

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?